segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Você sabia?

Oii lindonas, tudo bem? Hoje vim contar pra vocês, um pouquinho de como surgiu o batom!!


O batom é um cosmético usado para dar cor aos lábios. Com ou sem brilho, realça a boca e é disponível em várias cores e marcas, adequando-se a diversos gostos. O nome vem do francês (bâton), literalmente "bastão", embora o cosmético não seja chamado assim na francês.


As mulheres da Antiga Mesopotâmia foram possivelmente as primeiras mulheres a inventarem e usarem batom. Elas pulverizavam minérios para decorar os lábios. No Egito Antigo, eram usados pigmentos vermelhos extraídos de algas, o que causa graves problemas de saúde. Batons com efeitos brilhantes foram inicialmente feitas usando a substância encontrada em escamas de peixes.
Na Inglaterra colorir os lábios começou a ganhar alguma popularidade no século 16. Durante o reinado da rainha Elizabeth I. Ter os lábios vermelhos brilhantes e um rosto branco e austero tornou-se moda. Naquela época, o batom era feito a partir de uma mistura de cera de abelha e extratos vermelhos de plantas. Só as mulheres da classe alta e atores masculinos usavam maquiagem.
Até o final do século 19, Guerlain, uma empresa de cosméticos francesa, começou fabricar batom. O primeiro batom comercial foi inventado em 1884, por perfumistas em Paris na França.
Nos Estados Unidos o batom era colorido através de corante carmim. O corante carmim era extraído de cochonilha nativas do México e da América Central. A cochonilha é um inseto que produz ácido carmínico para evitar a predação por outros insetos.
Este batom não vinha em um tubo, mas era aplicado com pincel. Somente atores e atrizes poderiam sair em público com batom. Até 1880, poucas atrizes de palco usavam batom em público. No início da década de 1890, o carmim foi misturado a uma base de cera e óleo. A mistura rendeu uma aparência natural e foi mais aceitável entre as mulheres. Naquela época, o batom não era vendido em tubos metálicos ou plásticos, mas em tubos de papel, papéis coloridos, ou em pequenos frascos.
Em 1912 as mulheres americanas já começaram a considerar batom como aceitável.
Em 1915, o batom foi vendido em cilindros metálicos que foram inventado por Maurice Levy. As mulheres tinham de deslizar uma alavanca pequena na parte lateral do tubo com a ponta dos seus dedos para deslocar o batom para cima, e para o topo da embalagem. Em 1923, o primeiro tubo giratório foi patenteado por James Bruce Mason Jr. em Nashville, Tennessee. Como as mulheres começaram a usar batom para fotografias, Elizabeth Arden e Estee Lauder começaram a vender batons em seus salões.


Espero que tenham gostado meninas!!
Beijos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário